Estão participando do treinamento, em Ijuí sobre como usar o sistema Gesac, e seus aplicativos na Escola, o Professor Waldi Orlando Rehfeld, e o secretário Cristiano Brasil dos Santos. O treinamento inicia no dia 30 de Maio e se estende até o dia dois de junho.
Instrutores Paulo Sezar instrutor responsável pelo e Luciano responsável pelo Paraná.
Está se implantando o sistema em todos estados, menos no Paraná. São Paulo e Espirito Santo que tem sistema de inclusãi GESAC.
- projetos de Criação de Audio Visuais.
- produção de CDs com estúdio.
-Trabalhos com aplicativos do Gesac.
-Necessidade de mostrar que o RS também necessita de Auxílio em projetos que tragam investimentos.
- falta de interação, para divulgação de trabalhos realizados.
- falta fazer projetos no RS;
- serão liberados 50 pontos de cultura para o RS.
A Escola está localizada no Município de Nova Ramada, Rio Grande do Sul. No ano de 1922 foi construída a primeira escola, nas proximidades da Igreja Católica da localidade de Barro Preto. A Escola tem hoje 21 professores e 9 funcionários e atende aproximadamente 250 educandos. O embasamento teórico é predominante a metodologia de Paulo Freire.
Olá. Seja Bem Vindo.
QUE LEGAL VOCE TER ACESSADO NOSSO BOLG.
SO A EDUCAÇÃO DESENVOLVE QUALQUER, INDIVÍDUO NAÇÃO. VAMOS PESQUISAR CADA DIA MAIS...
SO A EDUCAÇÃO DESENVOLVE QUALQUER, INDIVÍDUO NAÇÃO. VAMOS PESQUISAR CADA DIA MAIS...
quarta-feira, 30 de maio de 2007
segunda-feira, 28 de maio de 2007
Quando se Usa "QUÊ"
A Palavra " Quê "
Há sempre um "quê" misterioso na vida:interrogativo - Que fazes ? relativo - Eis o caminho que leva à vitória.\ Mando-lhe o livro que pediu. Eis o livro a que você se refere. Não conheço o romance de que gostas. És o mesmo que sempre foste. Eis o caminho por que iremos.
expletivo - Que tristezas que tenho!interrogativo - Que lição estudaste ?indefinido - Que horas são ?Que orgulhosa não era ela! (=quão)Tenho que sair (=de)Quê ! Vocês não sabem ?
Ele quase que venceu
Nós por pouco que perdíamos
(Não pertencem os "quês" dos exemplos a nenhuma classe gramatical. São meros recursos de estilo).
Coordenada Aditiva - O moinho gira que gira sem parar.Coordenada Adversativa - Outro que não eu falhou.Subordinada Integrante - Penso que venceremos.Subordinada Concessiva - Que chova muito, irei assim mesmo.Subordinada Causal - Saí que já era tarde.Subordinada Temporal - Há muito que partiu.Subordinada Final - Faze o bem, que sejas feliz.Subordinada Condicional - Não sei, mas que (se) soubesse, não diria.Subordinada Comparativa - Este romance é melhor que o outro.Subordinada Consecutiva - Lutou tanto que venceu.Expletiva - que Deus nos abençoe.Alternativa - Conheço um que outro autor. (=ou)
__________________________________________________________
Explicações
O "quê" é acentuado (acento circunflexo) apenas nos seguintes casos:Quando for substantivo:A vida tem um quê de inexplicável.Quando for interjeição:Quê! Você ainda não se formou?Quando vier isolado, no fim da frase:Você fala de quê?Não há de quê.Há professores que não aceitam o quê preposição. A meu ver não há motivo para a rejeição. Ele aparece em muitos exemplos autorizados:"Tivemos mesmo que sair de Ressaquinha, ("Memórias sem Malícia de Gudesteu Rodovalho-Gilberto de Alencar-Agir-2ª ed.- pág 7.)"A Espanha teve que despejar a casa."( R.B.apud D.V. Regimes-Fernandes-verbete Ter)."Teve que concordar. "(M. de A. Apud idem-ib.)Note-se que, às vezes, o quê é um expletivo, mas tem classificação gramatical. Assim:"Oh! Que saudades que eu tenho..."(pronome relativo expletivo)Há muito que não o via(conjunção Subordinada Temporal Expletiva)Às vezes é mero expletivo:Ele quase que caiu.Por pouco que não morreu. (Fatos da L.P.-Mário Barreto-págs. 60-61.)Há empregos do quê, menos comuns hoje, e que estão exemplificados. Não são empregos que se recomendem como modelos.A nomenclatura Gramatical Brasileira fala da conjunção explicativa que, igual a porque, porquanto.Espere por mim, que não demoro.("que" é Conjunção Coordenada Explicativa para a N.G.B.)Opinião numerosa e de bons mestres. Para mim continua sento conjunção subordinativa causal.Observe-se que o quê, exceto o substantivo que é variável de número, é um pronome sem flexão de gênero e número e aplicável a coisas ou a pessoas, singular ou plural.Os quês são muitos. ( substantivo variou)Que livros tens? ( pronome invariável)Deixo a terra que me nutriu ( pronome referente a coisa)Conheço o amigo que me mostraste. ( pronome Referente a pessoa).Falou-me asperamente, o que muito me magoou. (= coisa que...)(Através do dicionário e da Gramática - Mário Barreto - pág. 139)
Há sempre um "quê" misterioso na vida:interrogativo - Que fazes ? relativo - Eis o caminho que leva à vitória.\ Mando-lhe o livro que pediu. Eis o livro a que você se refere. Não conheço o romance de que gostas. És o mesmo que sempre foste. Eis o caminho por que iremos.
expletivo - Que tristezas que tenho!interrogativo - Que lição estudaste ?indefinido - Que horas são ?Que orgulhosa não era ela! (=quão)Tenho que sair (=de)Quê ! Vocês não sabem ?
Ele quase que venceu
Nós por pouco que perdíamos
(Não pertencem os "quês" dos exemplos a nenhuma classe gramatical. São meros recursos de estilo).
Coordenada Aditiva - O moinho gira que gira sem parar.Coordenada Adversativa - Outro que não eu falhou.Subordinada Integrante - Penso que venceremos.Subordinada Concessiva - Que chova muito, irei assim mesmo.Subordinada Causal - Saí que já era tarde.Subordinada Temporal - Há muito que partiu.Subordinada Final - Faze o bem, que sejas feliz.Subordinada Condicional - Não sei, mas que (se) soubesse, não diria.Subordinada Comparativa - Este romance é melhor que o outro.Subordinada Consecutiva - Lutou tanto que venceu.Expletiva - que Deus nos abençoe.Alternativa - Conheço um que outro autor. (=ou)
__________________________________________________________
Explicações
O "quê" é acentuado (acento circunflexo) apenas nos seguintes casos:Quando for substantivo:A vida tem um quê de inexplicável.Quando for interjeição:Quê! Você ainda não se formou?Quando vier isolado, no fim da frase:Você fala de quê?Não há de quê.Há professores que não aceitam o quê preposição. A meu ver não há motivo para a rejeição. Ele aparece em muitos exemplos autorizados:"Tivemos mesmo que sair de Ressaquinha, ("Memórias sem Malícia de Gudesteu Rodovalho-Gilberto de Alencar-Agir-2ª ed.- pág 7.)"A Espanha teve que despejar a casa."( R.B.apud D.V. Regimes-Fernandes-verbete Ter)."Teve que concordar. "(M. de A. Apud idem-ib.)Note-se que, às vezes, o quê é um expletivo, mas tem classificação gramatical. Assim:"Oh! Que saudades que eu tenho..."(pronome relativo expletivo)Há muito que não o via(conjunção Subordinada Temporal Expletiva)Às vezes é mero expletivo:Ele quase que caiu.Por pouco que não morreu. (Fatos da L.P.-Mário Barreto-págs. 60-61.)Há empregos do quê, menos comuns hoje, e que estão exemplificados. Não são empregos que se recomendem como modelos.A nomenclatura Gramatical Brasileira fala da conjunção explicativa que, igual a porque, porquanto.Espere por mim, que não demoro.("que" é Conjunção Coordenada Explicativa para a N.G.B.)Opinião numerosa e de bons mestres. Para mim continua sento conjunção subordinativa causal.Observe-se que o quê, exceto o substantivo que é variável de número, é um pronome sem flexão de gênero e número e aplicável a coisas ou a pessoas, singular ou plural.Os quês são muitos. ( substantivo variou)Que livros tens? ( pronome invariável)Deixo a terra que me nutriu ( pronome referente a coisa)Conheço o amigo que me mostraste. ( pronome Referente a pessoa).Falou-me asperamente, o que muito me magoou. (= coisa que...)(Através do dicionário e da Gramática - Mário Barreto - pág. 139)
Camo pesquisar sobre Alca
Trabalho sobre a ALCA.
O que é
Proposta principal
Paises membros
Fundação
Principais problemas
Pontos positivos
Pontos negativos
Sua relação com o Brasil
Relações de reuniões
Curiosidades
Fontes
O que é
Proposta principal
Paises membros
Fundação
Principais problemas
Pontos positivos
Pontos negativos
Sua relação com o Brasil
Relações de reuniões
Curiosidades
Fontes
terça-feira, 22 de maio de 2007
Preocupação da Escola, com os Recursos Humanos
Boa tarde.
Viemos por meio deste, esternar nossa preocupação, frente a possibilidade externada pela 36ª CRE, do remanejamento dos Professores e Funcionários da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw, aqui de Nova Ramada. Recentemente conquistamos o Ensino Médio através de ampla discussão e participação municipal e comunitaria. Desde 2001 a partir do EMA, realizamos projetos a nível local e regional, de forma investigativa e propositiva. Tememos que o remanejamento de professores que acessoram no laboratório de informática comunitária inviabilize sua utilização e perderemos o direito de uso pela GESAC. Nossos projetos de paisagismo e de vinculo local serão inviabilizados. Sem equipe e projeto político pedagógico e um atendimento inecifiente por falta de recursos humanos na biblioteca retrocederemos na qualidade do ensino. Acreditamos que a ducação com bons investimentos resultará em mudanças a médio prazo e apostamos no bom senso para que seja respeitado o direito a Constituição Federal, a LDB e a Lei de Gestão Democrática 10.576 na qual estabelece autonomia político pedagógica com ampla participação e poder de deliberação dos segmentos escolares. Atenciosamente: Darcy Dallabrida e Waldi orlando Rehfeld Diretor e Vice Diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw.
Esportes Basquete
Basquete
O basquetebol (ou basquete como é mais conhecido no Brasil), é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipas de 5 jogadores, que tem objectivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades do campo de basquete, seja num ginásio ou ao ar livre.
Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direcção a um companheiro de equipa.
Cesto é o nome que comumente se dá ao lance de fazer a bola passar por esse aro; então marcam-se pontos - dois pontos no caso do arremesso entre a linha de fundo e a chamada linha dos 3 pontos, três se o arremesso vier de fora dessa área, e um ponto quando o arremesso vier de um lance-livre. As equipas devem fazer pontos sempre do mesmo lado - é o meio-campo de ataque - e defender o cesto oposto - no meio-campo de defesa. Obviamente a equipa que defende tenta impedir a equipa que ataca de fazer cesto, através da marcação, da interceptação de passes ou até mesmo do bloqueio (toco) ao arremesso. No entanto, contactos mais fortes são punidos como falta. Se o jogador fizer cinco faltas deve ser substituído e não pode mais voltar ao jogo. A partir da quarta falta colectiva de uma equipa, a equipa adversário tem direito a lances livres toda vez que sofrer falta. Caso esteja no acto de lançamento e a bola entre no cesto ele terá direito a um lance livre. No caso de a bola não entrar no cesto ele terá tantos lances-livres quando o valor do arremesso tentado ao sofrer a falta.
O basquetebol (ou basquete como é mais conhecido no Brasil), é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipas de 5 jogadores, que tem objectivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades do campo de basquete, seja num ginásio ou ao ar livre.
Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direcção a um companheiro de equipa.
Cesto é o nome que comumente se dá ao lance de fazer a bola passar por esse aro; então marcam-se pontos - dois pontos no caso do arremesso entre a linha de fundo e a chamada linha dos 3 pontos, três se o arremesso vier de fora dessa área, e um ponto quando o arremesso vier de um lance-livre. As equipas devem fazer pontos sempre do mesmo lado - é o meio-campo de ataque - e defender o cesto oposto - no meio-campo de defesa. Obviamente a equipa que defende tenta impedir a equipa que ataca de fazer cesto, através da marcação, da interceptação de passes ou até mesmo do bloqueio (toco) ao arremesso. No entanto, contactos mais fortes são punidos como falta. Se o jogador fizer cinco faltas deve ser substituído e não pode mais voltar ao jogo. A partir da quarta falta colectiva de uma equipa, a equipa adversário tem direito a lances livres toda vez que sofrer falta. Caso esteja no acto de lançamento e a bola entre no cesto ele terá direito a um lance livre. No caso de a bola não entrar no cesto ele terá tantos lances-livres quando o valor do arremesso tentado ao sofrer a falta.
O Futebol.
O futebol é o desporto coletivo mais praticado no mundo. É disputado num campo retangular por duas equipas, de onze jogadores cada, que têm como objetivo colocar a bola dentro da baliza adversária, o maior número de vezes sem usar as mãos e braços. Esse objetivo é chamado de gol. A meta, baliza, goleira ou gol é um retângulo formado por duas traves ou postes verticais, perpendiculares ao solo, uma trave ou travessão paralela ao solo e uma faixa branca posicionada no gramado exatamente abaixo do travessão. Ali fica posicionado o goleiro, ou guarda-redes, que é o único jogador com permissão para colocar as mãos na bola (apenas dentro da sua área), defendendo o gol (exceto na cobrança do arremesso lateral, onde o jogador deve lançar a bola para dentro do campo com as duas mãos). Uma partida de futebol é vencida pela equipa que marcar um maior número de gols. O torneio mais prestigiado do mundo, é copa do mundo FIFA.
Projeto do 2º Ano Ensino Médio 2007.
SUGESTÃO PARA O TRABALHO RELATIVO AOS FOCOS
(SEGUNDOS ANOS) QUE TRATA SOBRE:
- RELAÇÃO DO SER HUMANO COM O CONJUNTO DA NATUREZA E O PROCESSO PRODUTIVO NUMA PERSPECTIVA ÉTICA E HUMANISTA;
- POLÌTICAS PÙBLICAS EM VISTA DA QUALIDADE DE VIDA.
Cada 03 educandos (as) deverão escolher o título de seu trabalho referente a estes focos estudados no primeiro e terceiro trimestres de 2007, podendo ajudar-se mutuamente. O prazo para a entrega desta pesquisa deverá ser até dia 15 de outubro (tempo máximo).
SUGESTÃO PARA ENCAMINHAMENTO DO TRABALHO
Primeira Folha constar:
Capa com o nome da escola;
Nome do educando;
Título do trabalho;
Nome dos professores orientadores;
Localidade, mês e ano;
Segunda Folha constar:
Sumário com capítulos e seus subcapítulos.
Terceira Folha:
Introdução constando na mesma:
o tema do trabalho – local de onde foi realizado – destaque da idéia central do trabalho (problema – foco central com objetivos).
o método da pesquisa: se foi realizada a partir de leituras de textos de sala de aula, livros, entrevistas, jornais, etc...
as idéias resumidas de cada capítulo (explicação de cada capítulo desenvolvido).
destacar na parte final de que este trabalho não tem por objetivo chegar a conclusão estabelecendo uma “verdade” e sim para aprofundar o conhecimento sobre determinado assunto.
Quarta Folha e outras:
Corpo do trabalho ou desenvolvimento: É a parte central do trabalho (miolo). Deve-se argumentar, relatar, destacar leituras e análises do tema em questão com objetividade e clareza. Percorre as etapas do trabalho proposto no sumário. Estas etapas são partes do todo. Devem ter uma seqüência com posição crítica e argumentativa para tornar clara a posição do autor.
Folha seguinte
Considerações Finais
Parecer à apreciação resumida e clara com comentário do autor e síntese dos resultados obtidos, fazendo um fecho das principais idéias. Pode-se fazer uma avaliação dos resultados. Os resultados não são definitivos, pois resultam de vários olhares e cada qual vê de acordo com o próprio ângulo da análise.
Última Folha
Referências bibliográficas
Destacar as fontes bibliográficas pesquisadas.
Observação: Este trabalho quando puramente copiado deve seguir as normas explicitadas nas aulas, seguindo orientação da ABNT.
Poderá ser desenvolvido a mão, mas quem desejar poderá ser feito no computador na letra 12.
Atividades propostas com ênfase no sumário:
1) Pesquisar a quantidade total de água que existe na terra. Citar medidas profiláticas de preservação.
2) Qual ou quais a importância da água subterrânea?
3) Como ocorre o ciclo da água na natureza? E quais as conseqüências que surgem devido à alteração do ciclo?
4) Cite maneiras de se perceber a poluição da água num rio, lago ou lagoa.
5) Quais as principais conseqüências da presença de sedimentos na água?
6) Cite doenças que podem ser transmitidas pela água devido à falta de saneamento.
7) Observar e analisar as nascentes da respectiva localidade, expondo métodos de preservação das mesmas.
8) Existem bactérias anaeróbicas em águas eutróficas que se reproduzem de forma extremamente rápida. Um exemplo é a bactéria que causa a leptospirose, cada uma delas se transforma em 8 iguais no período de 1 hora. Se uma bactéria desse tipo começa a se reproduzir, quantas elas serão 12 horas depois, supondo que nenhuma delas tinha morrido?
Solução: A população de bactérias forma uma PG, tente obter os dados usando a formula:
9) Um Ecossistema Aquático (aquário) com capacidade de 100 litros de água quando está completamente cheio, acontece um em previsto e começa a vazar 2 litros de água por hora. Com base nesta afirmação, responda:
a)Complete alguns termos da progressão sugerida abaixo:
Aquário cheio.................................
1 hora depois..................................
2 horas depois.................................
3 horas depois.................................
4 horas depois.................................
b) Quantos litros de água terá o aquário 24 horas depois do instante em que estava cheio?
10) Comente sobre os icebergs.
11) Na água do mar há uma grande quantidade de substâncias, destaque-as.
12) Toda água mineral é natural?
13) Na dissolução do fluoreto de potássio em água os átomos de hidrogênio interagem com os ânios e os de oxigênio com os cátions. Descreva á fórmula da água e faça seu balanceamento.
14) Por que uma garrafa cheia de água e tampada estoura quando esquecida no freezer?
15) Porque se acrescenta sal no gelo para gelar cervejas em latas?
16) O que acontece quando se coloca sal sobre um pedaço de carne?
17) Tomando como base a conta de água de sua residência ou de seu parente/vizinho, calcule a média de consumo de água perca pita por dia. Brasil: consumo anual de água per capita é de 246 metros cúbicos.
18) Calcule a quantidade de água desperdiçada por mês em um vazamento cujo fluxo é de uma gota por segundo, considere o volume de uma gota como sendo igual a 0,05ml.
19) Porque o problema da água é mais político do que geográfico?
20) Cite ações comunitárias e governamentais que deveriam ser adotadas para proteger as comunidades que não dispõem de saneamento básico.
SUMÁRIO SUGESTIVO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................03
1 – IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A HUMANIDADE E OS SERES VIVOS
1.1 – Ciclo da água
1.1.1 – Porcentagem de água no planeta.
1.1.2 – Interferência humana no ciclo.
1.1.3 – Medidas profiláticas de preservação.
1.2 – Doenças causadas pela água.
1.2.1 – Sintomas e dispersão.
1.2.2 – Saneamento.
2 – ESTUDO DE CASO EM UMA PROPRIEDADE LOCAL
2.1 – Água dos rios
2.1.1 –
2.1.2 –
2.1.3 –
2.2 – Água dos banhados
2.2.1 –
2.2.2 –
2.2.3 –
2.3 – Água para a agricultura
2.3.1 –
2.3.2 –
2.3.3 –
2.3.4 – Perspectivas
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
(SEGUNDOS ANOS) QUE TRATA SOBRE:
- RELAÇÃO DO SER HUMANO COM O CONJUNTO DA NATUREZA E O PROCESSO PRODUTIVO NUMA PERSPECTIVA ÉTICA E HUMANISTA;
- POLÌTICAS PÙBLICAS EM VISTA DA QUALIDADE DE VIDA.
Cada 03 educandos (as) deverão escolher o título de seu trabalho referente a estes focos estudados no primeiro e terceiro trimestres de 2007, podendo ajudar-se mutuamente. O prazo para a entrega desta pesquisa deverá ser até dia 15 de outubro (tempo máximo).
SUGESTÃO PARA ENCAMINHAMENTO DO TRABALHO
Primeira Folha constar:
Capa com o nome da escola;
Nome do educando;
Título do trabalho;
Nome dos professores orientadores;
Localidade, mês e ano;
Segunda Folha constar:
Sumário com capítulos e seus subcapítulos.
Terceira Folha:
Introdução constando na mesma:
o tema do trabalho – local de onde foi realizado – destaque da idéia central do trabalho (problema – foco central com objetivos).
o método da pesquisa: se foi realizada a partir de leituras de textos de sala de aula, livros, entrevistas, jornais, etc...
as idéias resumidas de cada capítulo (explicação de cada capítulo desenvolvido).
destacar na parte final de que este trabalho não tem por objetivo chegar a conclusão estabelecendo uma “verdade” e sim para aprofundar o conhecimento sobre determinado assunto.
Quarta Folha e outras:
Corpo do trabalho ou desenvolvimento: É a parte central do trabalho (miolo). Deve-se argumentar, relatar, destacar leituras e análises do tema em questão com objetividade e clareza. Percorre as etapas do trabalho proposto no sumário. Estas etapas são partes do todo. Devem ter uma seqüência com posição crítica e argumentativa para tornar clara a posição do autor.
Folha seguinte
Considerações Finais
Parecer à apreciação resumida e clara com comentário do autor e síntese dos resultados obtidos, fazendo um fecho das principais idéias. Pode-se fazer uma avaliação dos resultados. Os resultados não são definitivos, pois resultam de vários olhares e cada qual vê de acordo com o próprio ângulo da análise.
Última Folha
Referências bibliográficas
Destacar as fontes bibliográficas pesquisadas.
Observação: Este trabalho quando puramente copiado deve seguir as normas explicitadas nas aulas, seguindo orientação da ABNT.
Poderá ser desenvolvido a mão, mas quem desejar poderá ser feito no computador na letra 12.
Atividades propostas com ênfase no sumário:
1) Pesquisar a quantidade total de água que existe na terra. Citar medidas profiláticas de preservação.
2) Qual ou quais a importância da água subterrânea?
3) Como ocorre o ciclo da água na natureza? E quais as conseqüências que surgem devido à alteração do ciclo?
4) Cite maneiras de se perceber a poluição da água num rio, lago ou lagoa.
5) Quais as principais conseqüências da presença de sedimentos na água?
6) Cite doenças que podem ser transmitidas pela água devido à falta de saneamento.
7) Observar e analisar as nascentes da respectiva localidade, expondo métodos de preservação das mesmas.
8) Existem bactérias anaeróbicas em águas eutróficas que se reproduzem de forma extremamente rápida. Um exemplo é a bactéria que causa a leptospirose, cada uma delas se transforma em 8 iguais no período de 1 hora. Se uma bactéria desse tipo começa a se reproduzir, quantas elas serão 12 horas depois, supondo que nenhuma delas tinha morrido?
Solução: A população de bactérias forma uma PG, tente obter os dados usando a formula:
9) Um Ecossistema Aquático (aquário) com capacidade de 100 litros de água quando está completamente cheio, acontece um em previsto e começa a vazar 2 litros de água por hora. Com base nesta afirmação, responda:
a)Complete alguns termos da progressão sugerida abaixo:
Aquário cheio.................................
1 hora depois..................................
2 horas depois.................................
3 horas depois.................................
4 horas depois.................................
b) Quantos litros de água terá o aquário 24 horas depois do instante em que estava cheio?
10) Comente sobre os icebergs.
11) Na água do mar há uma grande quantidade de substâncias, destaque-as.
12) Toda água mineral é natural?
13) Na dissolução do fluoreto de potássio em água os átomos de hidrogênio interagem com os ânios e os de oxigênio com os cátions. Descreva á fórmula da água e faça seu balanceamento.
14) Por que uma garrafa cheia de água e tampada estoura quando esquecida no freezer?
15) Porque se acrescenta sal no gelo para gelar cervejas em latas?
16) O que acontece quando se coloca sal sobre um pedaço de carne?
17) Tomando como base a conta de água de sua residência ou de seu parente/vizinho, calcule a média de consumo de água perca pita por dia. Brasil: consumo anual de água per capita é de 246 metros cúbicos.
18) Calcule a quantidade de água desperdiçada por mês em um vazamento cujo fluxo é de uma gota por segundo, considere o volume de uma gota como sendo igual a 0,05ml.
19) Porque o problema da água é mais político do que geográfico?
20) Cite ações comunitárias e governamentais que deveriam ser adotadas para proteger as comunidades que não dispõem de saneamento básico.
SUMÁRIO SUGESTIVO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................03
1 – IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A HUMANIDADE E OS SERES VIVOS
1.1 – Ciclo da água
1.1.1 – Porcentagem de água no planeta.
1.1.2 – Interferência humana no ciclo.
1.1.3 – Medidas profiláticas de preservação.
1.2 – Doenças causadas pela água.
1.2.1 – Sintomas e dispersão.
1.2.2 – Saneamento.
2 – ESTUDO DE CASO EM UMA PROPRIEDADE LOCAL
2.1 – Água dos rios
2.1.1 –
2.1.2 –
2.1.3 –
2.2 – Água dos banhados
2.2.1 –
2.2.2 –
2.2.3 –
2.3 – Água para a agricultura
2.3.1 –
2.3.2 –
2.3.3 –
2.3.4 – Perspectivas
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
segunda-feira, 21 de maio de 2007
A Fabricação do vidro. Trabalho 8º ano.
A Fabricação do Vidro
O vidro, é um objeto muito conhecido no meio em que vivemos, na cozinha, na sala, no banheiro...Enfim, é essencial em nossas vidas.Nesse trabalho, queremos mostrar a história do vidro, como ele é fabricado, como é feita a sua reciclagem.Conhecendo melhor como é a sua produção, poderemos além de ampliar nossos conhecimentos e valorizar o vidro melhor.
O vidro é duro e frágil.Ele é uma substância inorgânica, amorfa e homogênea.Ele resulta do resfriamento de uma massa em fusão, que endurece pela viscosidade.Tem características de líquido e aparência de sólido.
Ainda não se sabe quem descobriu o vidro, e em que época isso aconteceu. O que se sabe, é que os egípcios, sírios, fenícios, assírios, babilônios, gregos e romanos já trabalhavam com o vidro. Depois de um tempo, perceberam que do fogo escorria uma substância líquida e brilhante, que endurecia imediatamente, o vidro.Daí,, os fenícios se dedicaram só a esse tipo de produção, obtendo matérias utilizáveis.
Por isso, a data mais provável da descoberta do vidro, teria sido aproximadamente 4000 anos antes de Cristo, mas o vidro em estado natural existia desde a Pré-história.
O vidro natural era ocupado desde o período neolítico, aproximadamente 8000 anos antes de Cristo, para a fabricação de utensílios domésticos, armas rudimentares de defesa, para amuleto e objeto de decoração, e os egípcios foram os primeiros a fabricarem embalagens e recipientes para perfumes, bálsamos e cosméticos.
Naquela época, a produção exigia grande esforço, fornos pequenos, com difícil alcance de temperaturas e o grau de fusão, até que no Egito, com a técnica fole, conseguiram aumentar o calor.
Depois na Síria, foi a grande descoberta na história do vidro, a técnica do sopro, para a fabricação de vidros ocos.
Antigamente, o vidro era feito de cálcio, cal, potássio e barrilha, e eram opacos e arenosos.
Hoje em dia, ele é uma mistura de areia, barrilha,calcário, feldspato e outros aditivos. Esses ingredientes formam uma massa semi-líquida, depois de derretidos a 1.550ºC , e formam o vidro.O principal componente é a sílica, tanto que é possivel fazer vidro só com a fusão deste material. Tambem são colocadas outras substancias,só que em menos escala, como o óxido de ferro corantes e outros.
Os componentes são pesados e vaõ até misturadores, onde são distribuidos de forma homogênea. Depois seguem para fornos aquecidos a uma temperatura de até 1.570ºC , a temperatura de fusão. Durante esse processo, eliminan-se bolhas de gases e impuresas. Depois ele segue para o processo de afinamento, e após esse processo, ele é condicionado a certas temperaturas, para atingir certas finalidades, como a viscosidade.
O seguinte processo de fabricação, são os canais de distribuição. Depois, os vidros são trasportados eté as maquinas de comformaçao. Assim, atráves do calor, o vidro é cortado, e a gota de vidro cai no molde, que é feito de aço, cromo ou grafite.
O vidro vai para o processo de conformação, pelos seguintes métodos:
# Prensa: Nesse processo, o contramolde pressiona a gota entre o molde, conformando o vidro. Ex: copos americanos e saladeiras.
# IS: O molde é bipartido, e através do sopro contra a gota e o molde, ele atinge a forma desejada. Ex: potes e vasilhas.
# H28: É o processo mais complexo, onde a gota é colocada num molde primário, onde recebe uma pré-prensa, e depois entra no molde final, onde recebe lubrificação.
As matérias primas do vidro são importadas, ou vêm de jazidas em esgotamento, e a temperatura da fusão depende do tipo de vidro a ser fabricado. Alguns exemplos são:
Vidro soda cal (comum) 90% do vidro fabricado.
Vidro boro silicato (óxido de borra). EX: Pirex.
Vidro chumbo (óxido de chumbo). Ex: Cristal.
Vidros especiais, com fórmulas especiais.
A Reciclagem
Para a reciclagem, é usado o caco, pois funde a uma temperatura menor, economizando energia. Os cacos são separados por cor, transparente, marrom e verde, e fundem a 1000°C E 1200°C, enquanto na fabricação, fundem a 1500°C e 1600°C.
Depois de reciclados, vão para a indústria, onde com a matéria virgem, passam por todo o processo de fabricação.
O Brasil só recicla 14,2%, deixando os outros 85,8% na natureza, sabendo que o vidro não se decompõe.
Conclusão:
Aprendemos que o vidro não é um simples copo, ou um prato que temos em casa e utilizamos diariamente. Descobrimos todo o seu processo de fabricação, como foi descoberto e utilizado por nós seres humanos. O vidro não é um material simples, mas com toda a dedicação das fábricas vítreis, consegue-se belas esculturas.
Com este trabalho aprendemos também a dar mais valor a reciclagem dos materiais não utilizados, pois se déssemos importância a reciclagem do vidro, como é dada aos outros materiais, a natureza não estaria sofrendo com os danos, sabendo –se da situação do nosso planeta, e os 14,2% de reciclagem de vidros feitas no Brasil poderiam subir para 100%, dando um exemplo de amor ao meio ambiente e de compromisso com a melhoria da vida no nosso mundo.
O vidro, é um objeto muito conhecido no meio em que vivemos, na cozinha, na sala, no banheiro...Enfim, é essencial em nossas vidas.Nesse trabalho, queremos mostrar a história do vidro, como ele é fabricado, como é feita a sua reciclagem.Conhecendo melhor como é a sua produção, poderemos além de ampliar nossos conhecimentos e valorizar o vidro melhor.
O vidro é duro e frágil.Ele é uma substância inorgânica, amorfa e homogênea.Ele resulta do resfriamento de uma massa em fusão, que endurece pela viscosidade.Tem características de líquido e aparência de sólido.
Ainda não se sabe quem descobriu o vidro, e em que época isso aconteceu. O que se sabe, é que os egípcios, sírios, fenícios, assírios, babilônios, gregos e romanos já trabalhavam com o vidro. Depois de um tempo, perceberam que do fogo escorria uma substância líquida e brilhante, que endurecia imediatamente, o vidro.Daí,, os fenícios se dedicaram só a esse tipo de produção, obtendo matérias utilizáveis.
Por isso, a data mais provável da descoberta do vidro, teria sido aproximadamente 4000 anos antes de Cristo, mas o vidro em estado natural existia desde a Pré-história.
O vidro natural era ocupado desde o período neolítico, aproximadamente 8000 anos antes de Cristo, para a fabricação de utensílios domésticos, armas rudimentares de defesa, para amuleto e objeto de decoração, e os egípcios foram os primeiros a fabricarem embalagens e recipientes para perfumes, bálsamos e cosméticos.
Naquela época, a produção exigia grande esforço, fornos pequenos, com difícil alcance de temperaturas e o grau de fusão, até que no Egito, com a técnica fole, conseguiram aumentar o calor.
Depois na Síria, foi a grande descoberta na história do vidro, a técnica do sopro, para a fabricação de vidros ocos.
Antigamente, o vidro era feito de cálcio, cal, potássio e barrilha, e eram opacos e arenosos.
Hoje em dia, ele é uma mistura de areia, barrilha,calcário, feldspato e outros aditivos. Esses ingredientes formam uma massa semi-líquida, depois de derretidos a 1.550ºC , e formam o vidro.O principal componente é a sílica, tanto que é possivel fazer vidro só com a fusão deste material. Tambem são colocadas outras substancias,só que em menos escala, como o óxido de ferro corantes e outros.
Os componentes são pesados e vaõ até misturadores, onde são distribuidos de forma homogênea. Depois seguem para fornos aquecidos a uma temperatura de até 1.570ºC , a temperatura de fusão. Durante esse processo, eliminan-se bolhas de gases e impuresas. Depois ele segue para o processo de afinamento, e após esse processo, ele é condicionado a certas temperaturas, para atingir certas finalidades, como a viscosidade.
O seguinte processo de fabricação, são os canais de distribuição. Depois, os vidros são trasportados eté as maquinas de comformaçao. Assim, atráves do calor, o vidro é cortado, e a gota de vidro cai no molde, que é feito de aço, cromo ou grafite.
O vidro vai para o processo de conformação, pelos seguintes métodos:
# Prensa: Nesse processo, o contramolde pressiona a gota entre o molde, conformando o vidro. Ex: copos americanos e saladeiras.
# IS: O molde é bipartido, e através do sopro contra a gota e o molde, ele atinge a forma desejada. Ex: potes e vasilhas.
# H28: É o processo mais complexo, onde a gota é colocada num molde primário, onde recebe uma pré-prensa, e depois entra no molde final, onde recebe lubrificação.
As matérias primas do vidro são importadas, ou vêm de jazidas em esgotamento, e a temperatura da fusão depende do tipo de vidro a ser fabricado. Alguns exemplos são:
Vidro soda cal (comum) 90% do vidro fabricado.
Vidro boro silicato (óxido de borra). EX: Pirex.
Vidro chumbo (óxido de chumbo). Ex: Cristal.
Vidros especiais, com fórmulas especiais.
A Reciclagem
Para a reciclagem, é usado o caco, pois funde a uma temperatura menor, economizando energia. Os cacos são separados por cor, transparente, marrom e verde, e fundem a 1000°C E 1200°C, enquanto na fabricação, fundem a 1500°C e 1600°C.
Depois de reciclados, vão para a indústria, onde com a matéria virgem, passam por todo o processo de fabricação.
O Brasil só recicla 14,2%, deixando os outros 85,8% na natureza, sabendo que o vidro não se decompõe.
Conclusão:
Aprendemos que o vidro não é um simples copo, ou um prato que temos em casa e utilizamos diariamente. Descobrimos todo o seu processo de fabricação, como foi descoberto e utilizado por nós seres humanos. O vidro não é um material simples, mas com toda a dedicação das fábricas vítreis, consegue-se belas esculturas.
Com este trabalho aprendemos também a dar mais valor a reciclagem dos materiais não utilizados, pois se déssemos importância a reciclagem do vidro, como é dada aos outros materiais, a natureza não estaria sofrendo com os danos, sabendo –se da situação do nosso planeta, e os 14,2% de reciclagem de vidros feitas no Brasil poderiam subir para 100%, dando um exemplo de amor ao meio ambiente e de compromisso com a melhoria da vida no nosso mundo.
terça-feira, 15 de maio de 2007
Assembléia do Cpm da Escola de Ensino Médio Dr. Roberto Löw
hora do conto do dia 11 de Maio de 2007
Visita Irmã Silvia e Irmã Carine
A vida é uma passagem onde as oportunidades são únicas e inesquecíveis pois é delas que suprimos a vontade de viver.
A vivência com os outras e a companhia daqueles que são nossos amigos é entendimento de viver sujeitos a emoçoes ao perdão e ao medo.
O mundo nos oferece muitas experiências, basta querermos conquistá-las.
Educandos: Arlei, Samanta e Tani
Visita Irmã Silvia e Irmã Carine
Durant o Dia 04 de maio de 2007 tivemos a importante presença da Irmã Silvia, juntamente com futura Irmã carine. neste encontro foi trabalhado e discutido sobre a importância de nossa vida. Comparano-a com um rio.
Assim como o rio, em nossa vida deparamo-nos com inúmeros obstáculos, pedras, mantanhas, o que não impede com que ele chegue a seu objetivo.
Do mesmo modo do rio, devemos acreditar e agir. Precisamos dar sentido para nossa vida, pois ela é a maior faculdade em que possamos aprender. E que depende de nós, para que a nossa vida seja construída ou destruída, lembrando que Deus deve estar sempre em primeiro lugar.
Contudo podemos afirmar que o encontro foi muito produtivo, aprendemos liçoes e gostaríamos que havessem novos encontros com essa finalidade em nossa escola.
Obrigado!
Resumo do Ensino Médio.
Aprentação do Sumário do Projeto Final Educanda Nelsi Maidi Räder
TÍTULO DO TRABALHO DE PESQUISA: Modiska Confecções de Nova Ramada- Sugestões e proposta, visando contribuir para a melhoria das condições da empresa.PESQUISADORA: Nelsi Maidi Räder
quinta-feira, 3 de maio de 2007
Apresentação do sumário da Educanda Josiane Rosa
Apresentação do sumário da Educanda Laize Zounar Knebel
Apresentação do Projeto da Educanda Fabiane Chagas Rodrigues
Aprentação do Sumário do Projeto Final Educanda Luciele Pietschak de Assis
Aprentação do Sumário do Projeto Final Educanda Carla dos Santos
Apresentação do sumário da Educanda Aline Deutner
Aprentação do Sumário do Projeto Final Educanda Lídia Aline Dallabrida
Apresentação do sumário da Educanda Veneranda de Souza Martins
Apresentação do sumário da Educanda Eliane de Souza Martins
Aprentação do Sumário do Projeto Final Educanda Marlene Beck
Apresentação do sumário da Educanda Adrieli Huber
Apresentação do sumário da Educanda Adrieli Huber
Apresentação do Sumário da Educando Anderson Guiotto Fabrin
Aprentação do Sumário do Projeto Final Educando Juliano Antunes Rodrigues
Aprentação do Sumário do Projeto Final Educando Roges Rehfeld
Aprentação do Sumário do Projeto Final Educando Jairo Jederson Tomm
Apresentação do Sumário da Educando Obertis Panasiuk
Aprentação do Sumário do Projeto Final Educando Cassiano Alfredo Turczinski
Aprentação do Sumário do Projeto Final Educando Ademir José Covary
Assinar:
Postagens (Atom)